Curso RDC 216



Você sabia de que todo estabelecimento que trabalha com serviços de alimentação deve atender à RDC 216?
Muitos donos do estabelecimentos nãeste contêm saber sobre essa resoluçãeste, colocando este Empreendimento e ESTES clientes em risco. Porém nãeste se preocupe, como você verá a seguir como se adequar às regras!
Neste artigo vamos explicar este qual é a RDC 216 e quais são os seus pontos principais, de modo a qual assim você possa atender Praticamente as exigências sanitárias. Vamos lá?

O de que é a RDC 216?


A RDC 216 é 1 Regulamento Tfoicnico por Boas Práticas de modo a Serviços de Alimentaçãeste aprovado pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional por Vigilância Sanitária, a ANVISA.
O objetivo principal dessa resoluçãeste é garantir de que as companhias sigam orientações padronizadas e mantenham em algum momento a capacidade de seus suplementos alimentares e serviços, visando sempre a segurança da populaçãeste.
São considerados serviços do alimentação ESTES estabelecimentos de que realizam as seguintes tarefas: manipulação, preparaçãeste, fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
Em outras palavras, são: cantinas, bufês, comissarias, confeitarias, cozinhas industriais, cozinhas institucionais, delicatéssens, lanchonetes, padarias, pastelarias, restaurantes, rotisserias, supermercados e congêneres.
A adequação dessas empresas e serviços não é opcional, é uma exigência da ANVISA. A não implantação da RDC 216 É possibilitado a implicar em multas pesadas e pelo fechamento do estabelecimento.
Agora que você já sabe o de que é a RDC 216, irei Debater A cerca de as suas principais exigências.

O qual a Vigilância Sanitária pede?





A todos os momentos que se fala em implantar novos processos nas companhias as pessoas ficam desconfiadas, pensando que é algo bem complexo e postergam a sua própria introdução.
Usando um pouco por dedicação é possível regularizar a sua empresa, evitando problemas com a Vigilância Sanitária.
A RDC 216 tem três pontos importantes de que merecem atençãeste:
• Adequação do Procedimentos Gerais,
• criaçãeste do Manual por Boas Práticas,
• Procedimentos Operacionais Padrãeste (POPs).

Adequação de Procedimentos Gerais


A RDC 216 orienta a implantação por procedimentos de que garantam:
• A excelente boa aparência do local;
• Higiene da equipe, do ambiente e das superfícies;
• Água potável de modo a utilizaçãeste;
• Manuseio adequado de lixos e resíduos;
• Saúpor Destes manipuladores dos alimentos;
• Controle de pragas;
• Utilizaçãeste por Aparelhamentos calibrados do medição;
• Maté especialmenterias-primas selecionadas;
• Fornecedores de confiança;
• Segurança dos Alimentos da chegada até a distribuiçãeste.
Esses procedimentos auxiliam a empresa a garantir a habilidade dos produtos da chegada até a entrega para este consumidor final. Pelo entanto, para que ESTES procedimentos sejam natural feitos, é necessário que ele se baseie em práticas Quero saber mais eficazes.

Manual do Boas Práticas


Cada estabelecimento deve criar 1 Manual de Boas Práticas, descrevendo de maneira detalhada sua própria estrutura e procedimentos nela realizados. Em outras palavras, é documentar passo a passo como as coisas sãeste feitas dentro do local.
Do acordo utilizando a resolução, devem constar pelo Manual a descrição Destes seguintes procedimentos:
• Requisitos higiênico-sanitários dos edifícios;
• A manutençãeste e higienização DE instalações, dos Aparelhamentos e dos utensílios;
• Este controle da água do abastecimento;
• O controle integrado do vetores e pragas urbanas;
• A capacitação profissional, o controle da higiene e saúpor Destes manipuladores;
• O manejo por resíduos;
• Controle e garantia do qualidade do alimento preparado.
Ao documentar as práticas, a empresa garante qual o saber adquirido nãeste se perca, tornando mais simples incorporar funcionários em novas funções. Para que as práticas sejam operacionalizadas de maneira correta sãeste necessários procedimentos qual garantam a sua própria padronização.

Procedimento Operacional Padrão (POPs)


Este Procedimento Operacional Padrãeste é 1 conjunto de instruções sequenciais de modo a a realizaçãeste do operações rotineiras e específicas na manipulação de alimentos.
As POPs se dividem em quatro grupos:
Higienizaçãeste do instalações, equipamentos e móveis
Devem conter informações A cerca de natureza da superfície a ser higienizada, métodos por higienizaçãeste e os princípios ativos selecionados e as suas concentrações.
Elas precisam ter igualmente o tempo por contato dos agentes químicos e ou físicos utilizados na operaçãeste por higienização, a temperatura e outras informações que se fizerem necessárias. Quando aplicável, ESTES POP devem contemplar a operaçãeste do desmonte dos Aparelhamentos.
Controle integrado do vetores e pragas urbanas
Contemplam as medidas preventivas e corretivas destinadas a impedir a atração, o abrigo, este entrada e ou a proliferação de vetores e pragas urbanas.
Pelo caso da adoçãeste de controle químico, o estabelecimento deve apresentar comprovante por execuçãeste de serviçeste fornecido através empresa especializada contratada, contendo as informações estabelecidas em legislação sanitária específica.
Higienização do reservatório
Elas especificam as informações constantes na POP de Higienizaçãeste do Instalações, equipamentos e móveis. Estas especificações precisam ser apresentadas precisamente quando realizada por uma empresa terceirizada, neste caso, deve ser apresentado este certificado do execução do serviçeste.
Higiene e saúdo dos manipuladores
Contemplam as etapas, a freqüência e ESTES princípios ativos usados na lavagem e antissepsia DE mãos Destes manipuladores.
Tais como as medidas adotadas nos casos em que ESTES manipuladores apresentem lesãeste nas mãos, sintomas por enfermidade ou suspeita do problema de saúpor qual possa comprometer a capacidade higiênico-sanitária dos alimentos.
Deve-se especificar ESTES exames aos quais ESTES manipuladores de alimentos sãeste submetidos, natural tais como a periodicidade de tua execução.
O programa por capacitaçãeste dos manipuladores em higiene deve ser descrito, sendo determinada a ministério horária, o conteúdo programático e a freqüência de tua realização, mantendo-se em arquivo ESTES registros da participaçãeste nominal dos funcionários.
Você deve estar se perguntando: Quero saber mais qual é a utilidade por documentar instruções? A resposta é bem simples!
Ao documentar as instruções, você permite de que todos ESTES funcionários sejam capacitados de modo a exercerem as atividades relacionadas, além por padronizar a execuçãeste, garantindo sempre a mesma superioridade.

A importância da RDC 216


Depois do ler tudo isso, você deve estar se perguntando: quais sãeste os benefícios de que a RDC 216 oferece para este seu Empreendimento?
Além por ficar em dia utilizando a Vigilância Sanitária, a resolução ajuda você a:
• Garantir a segurança dos alimentos atravé especialmentes Destes procedimentos de cuidado e controle;
• Preservar a padronização das atividades da empresa;
• Reduzir a perda do produtos pelo recebimento, armazenamento e manuseio;
• Promover o treinamento Quero saber mais por novos funcionários qual já encontram as atividades documentadas.
Não espere mais e comece a implantar as boas práticas pelo seu estabelecimento ainda Este momento!





Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *